sábado, 27 de julho de 2013

O QUE É "FAZER A OBRA DE DEUS"?



Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Ele enviou.
João 6:28-29



Olá queridos! quero hoje falar com vocês sobre a expressão "fazer a obra de Deus".
Eu percebo que o meio chamado evangélico esta se tornando perito em esvaziar certas expressões de seu legitimo significado e torna-la um mero chavão e, entre outras que poderia aqui citar, esta a expressão "fazer a obra de Deus".
Se fossemos fazer uma pesquisa entre os evangélicos sobre o que eles entendem por "fazer a obra de Deus", com certeza, iriamos ouvir as mais variadas respostas.
Para muitos "fazer a obra de Deus" é fazer parte da igreja do bispo ou do apostolo tal, ou construir uma mega-templo ou uma catedral de dimensões titânicas. Para outros "fazer a obra de Deus" é "fazer o sacrifício"  dando uma oferta para determinada denominação ou ministério, ou participando de correntes ou propósitos para conquistas de curas ou milagres financeiros.
Há ainda alguns que creem que "fazer a obra de Deus" é arrebanhar mais adeptos para determinada denominação evangélica... e por ai vai!
Estas são só algumas, das muitas ideias errôneas, que tenho colhido por ai do que seja "fazer a obra de Deus". Mas, afinal o que é "fazer a obra de Deus"? 
No texto de João capitulo 6, Jesus falando sobre sua missão aos judeus, no verso 28 é interpelado pela seguinte pergunta: "Que faremos para executarmos as obras de Deus?", o Mestre responde prontamente:  "A OBRA DE DEUS é esta: Que CREIAIS naquele que Ele enviou". Sendo assim, o ensino bíblico ou o significado bíblico da expressão "fazer a obra de Deus" é crer no filho de Deus.
Qualquer esforço, qualquer iniciativa que façamos como igreja para "fazer a obra de Deus", só a será, de fato, se tiver como objetivo levar vidas a crer no filho de Deus.
Pois, era isto que a igreja primitiva entendia por "fazer a obra de Deus": "E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo". Atos 5:42
Pedro também nos ensina isto:"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém". 1 Pedro 4:11
O apostolo Paulo sempre fazia questão de deixar claro que todo seu trabalho e mensagem era focado em Jesus Cristo:"Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado". 1 Coríntios 2:2
"Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus". 2 Coríntios 4:5

E eu poderia citar uma centena de outras passagens que ensinam que algo só pode ser chamado de "fazer a obra de Deus" se está sendo feita de maneira cristocêntrica.
O grande problema, ou um dos grandes problemas, da igreja moderna é que assistimos atividades eclesiásticas feitas de maneira antropocêntrica ( ou seja, centralizada no homem) e não cristocêntrica (que tem Cristo como foco principal) e mesmo assim, sendo chamada de "fazer obra de Deus".
Vemos hoje na mídia, varias denominações que chamam os doentes, endividados, oprimidos, desempregados etc... para irem a seus templos, mas não para ouvirem do Evangelho de Cristo, não para serem levadas a crer em Cristo como seu Salvador, mas para serem "abençoadas" pelo apostolo fulano, receberem a "unção" do bispo ciclano, tocar no véu abençoado, passar pelo corredor da fé, entrar na gruta do milagre etc... coisas que nada tem haver com Cristo e seu evangelho, ou seja, os perdidos e desesperados são levados à homens e rituais, e não à crerem em Cristo.
Na verdade, para estes, Cristo não passa de mais uma mera figura mistica, de mais um mero amuleto para conseguir seus propósitos,  para suprir suas necessidades. E estes ainda tem a coragem de nominar isto de "fazer a obra de Deus".
Termino, citando mais uma vez, as palavras de Cristo: "A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Ele enviou"João 6:28
Se o foco não é Cristo, se o objetivo não é levar vidas a crer em Cristo então, definitivamente, não é "fazer a obra de Deus".

André Senhorino.

9 comentários: